Emprego do Concreto Auto Adensável Pré-fabricado

Índice de Artigos

 

Emprego do Concreto Auto Adensável na Indústria do Concreto Pré-fabricado

1 - Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais aspectos para a implantação do concreto auto adensável (CAA), vivenciados na experiência ocorrida numa planta de produção de concreto pré-fabricado.

A adoção do CAA na indústria de concreto pré-fabricado é potencializada pela logística de produção do concreto em fábrica, controle tecnológico e de qualidade empregados nos processos. Contribui também o fato de que as centrais dosadoras possuem misturadores de alta eficiência, que permitem melhor homogeneização da mistura. A necessidade de redução do ciclo de produção, otimização dos recursos e acabamento superficial dos elementos torna-se mais racionalizada utilizando-se este tipo de concreto. Deve-se ainda considerar que, pela necessidade de liberação das peças em baixas idades, a dosagem dos concretos na indústria se dá também pela resistência inicial, de modo que se associa o CAA aos concretos de elevada resistência, isto possibilita a redução das seções e, consequentemente, o peso das peças, influenciando positivamente no transporte e na capacidade dos equipamentos de montagem, havendo uma interface direta com aspectos relacionados à sustentabilidade.

O uso do CAA tende a ser maior a cada dia, uma vez que, em relação ao concreto convencional vibrado (CCV), torna possível a redução de mão de obra e do tempo de concretagem, melhor acabamento da superfície, facilidade de aplicação, redução de ruído, eliminação de vibração, grande capacidade de preenchimento de peças estreitas, de difícil acesso e de elevada densidade de armadura, dentre outras vantagens destacadas por Repette (2011).

O mesmo autor cita os cuidados necessários quanto ao emprego do CAA em termos de controle de materiais constituintes e da água de amassamento, tornando-o um concreto “sensível” e menos “robusto” em relação ao CCV.

Alencar & Helene (2008), no trabalho “Trabalhabilidade do Concreto auto adensável: ensaios para dosagem, controle de qualidade e aceitação em obra”, ressaltam a perspectiva positiva do emprego do CAA em países industrializados. Não existe tópico na indústria de pré-fabricados de concreto que tenha ganhado tanta atenção como o CAA, já utilizado em 100% de sua produção em algumas plantas no exterior.

Tudo isso pode ser explicado devido à existência de uma série de melhorias no seu processo de aplicação, entre eles: diminuição da necessidade de desempenos e minimização de macrodefeitos, bolhas de ar e falhas de concretagem, em razão de sua propriedade autonivelante; melhoria das condições de trabalho pela redução de ruído com a eliminação de vibradores; redução de mão de obra; economia de energia elétrica; menor desgaste das fôrmas; aceleração do ritmo de concretagem.

Para implantação do CAA, é necessário que se tenha já implementado um controle tecnológico que possibilite um desvio padrão adequado (para fins de concreto pré-fabricado, considerar 3,5MPa estabelecido no item 12 da ABNT NBR 9062 (2006)).

O emprego do CAA também requer investimentos em estrutura física, em maior qualificação das equipes envolvidas, em critérios de controle tecnológico e dos processos
de produção, como será demonstrado a seguir.

Tabela 1 – Ensaios estabelecidos na ABNT NBR 15823