Perguntas e respostas

Faq

Qual é a modalidade de ensino praticada por este Portal de Ensino?
R: EaD, Ensino à Distância online em tempo real com transmissão "AO VIVO". EaD online real time "broadcast live".

Precisarei me deslocar para algum lugar específico para participar das aulas?
R: Não, você poderá participar das aulas "AO VIVO", através de um computador conectado à Internet "banda larga", sem se ausentar do seu domicílio.

Todas as aulas "AO VIVO", no mesmo instante, também estão sendo gravadas?
R: Não. Somente serão gravadas as aulas dos cursos que são ministrados em mais de um dia.

Não podendo participar de alguma aula "AO VIVO", devido a problemas pessoais, poderei assisti-la em outra ocasião?
R: Caso o aluno não possa participar da aula "AO VIVO", poderá assistir à gravação a qualquer momento no período em que o curso estiver em andamento. Após o seu término, não será mais possível acessar as gravações.
ATENÇÂO: Somente serão gravadas as aulas dos cursos que são ministrados em mais de um dia.

Qual a diferença, entre os cursos online à distância "AO VIVO" deste Portal de Ensino e os demais cursos telepresenciais?
R: Nos cursos telepresenciais, o aluno é obrigado a se deslocar até um determinado local para assistir às aulas, enquanto nos cursos do nosso Portal de Ensino, a aula poderá ser assistida de qualquer lugar, sendo suficiente um computador conectado à internet "banda larga". Além disso, normalmente em um curso telepresencial o aluno não poderá assistir à uma determinada aula novamente, o que é possível nos cursos do nosso Portal de Ensino, pois todas as aulas são gravadas. Portanto, o aluno economiza tempo e dinheiro, não havendo a necessidade de deslocamento para a participação nas aulas. ATENÇÂO: Somente serão gravadas as aulas dos cursos que são ministrados em mais de um dia.

Com relação à área acadêmica, existe algum pré-requisito para a participação em algum curso?
R: Sim, existe. A partir do momento em que o aluno faz a sua inscrição em um curso, ele assume que já cursou anteriormente as disciplinas pré-requisitos da categoria de curso correspondente. Para Concreto Armado, temos os seguintes pré-requisitos: Física Mecânica, Estatística, Desenho de Arquitetura, Estática, Isostática, Hiperestática, Resistência dos Materiais e Materiais de Construção.

Como posso tirar as dúvidas com o professor?
R: O ambiente EaD é totalmente interativo e permite que os alunos dialoguem em tempo real com o professor.

O curso disponibiliza algum material de apoio?
R: Como metodologia, parte do material utilizado pelos professores durante as aulas ficará disponível para visulização, download e/ou além disso, o professor também poderá disponibilizar material de apoio para fixação da matéria no decorrer da apresentação, seja em arquivo ou através de cópia do "quadro branco", como em aulas tradicionais. Como material didático complementar, estão disponíveis os fóruns, chats e email.

Qual é o formato das aulas?
R: As aulas englobam teoria e/ou teoria e exercícios.

A carga horária é adequada para o conteúdo do curso?
R: Sim, as aulas são objetivas e focadas na programação dos cursos.

Qual é a diferença entre "hora" e "hora-aula"?
R: É importante se ter consciência de que “hora” e “hora-aula” não são sinônimos. Hora é um segmento de tempo equivalente ao período de 60 (sessenta) minutos. Hora-aula é o mesmo que hora de atividade ou de trabalho escolar efetivo, sendo este, portanto, um conceito estritamente acadêmico, ao contrário daquele, que é uma unidade de tempo. Deve-se salientar que, “hora de atividades” e “hora de trabalho escolar efetivo” são conceitos importantes para sacramentar a noção de que aula não se resume apenas à preleção em sala. Na hora escolar brasileira, tornou-se prática consagrada destinar-se, a cada hora, dez minutos aos chamados “intervalos”. Esse esquema de 50 + 10, em verdade, se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa.

A carga horária se baseia no equivalente a 60 minutos por hora (medida de tempo) ou em "hora-aula" acadêmica, que vale 50 minutos?
R: Hora-aula, que habitualmente nos referimos simplesmente a "hora", a qual tem 50 minutos.

Resumindo, quais são as principais vantagens do EaD “AO VIVO”, ministrado neste Portal de Ensino?
R: São inúmeras as vantagens. Dentre elas destacam-se: Economia de tempo: O ensino à distância evita que o aluno perca tempo em deslocamentos no trânsito; Economia de dinheiro: Como não há necessidade de deslocamento até a sala de aula, há uma economia com passagens, combustíveis e alimentação;  Flexibilidade: O ensino através da Internet rompe as barreiras geográficas e permite que o aluno estude em qualquer lugar, desde que tenha acesso a um computador com conexão à Internet e que este, atenda aos requisitos mínimos para acessar o ambiente virtual. Desta forma, mesmo que o aluno precise, por exemplo, se ausentar da sua base, poderá assistir à aula “AO VIVO”; Reposição de aulas: Caso o aluno não possa assistir à uma determinada aula “AO VIVO”, poderá assistir à gravação posteriormente. Desta forma o aluno estará apto a assistir à todas as aulas, sem exceção; Oportunidade: O ensino à distância permite aos alunos que moram longe dos centros urbanos tenham acesso a cursos de qualidade; Fixação da matéria: Como as aulas são gravadas, o aluno poderá assisti-las quantas vezes quiser para uma melhor absorção do programa;  Interação: Ao contrário dos cursos à distância existentes atualmente, as ferramentas de áudio e vídeo que a são utilizadas, oferecem a professores e alunos um nível de interação muito próximo do presencial. Conforto: O aluno estuda no conforto do seu domicílio, sem perder a excelência interativa e participativa de uma sala de aula convencional; Segurança: Com a falta de segurança crescendo cada vez mais nos grandes centros urbanos, o fato de poder assistir à aula no seu domicílio, é um grande diferencial. Diversidade cultural: Em uma mesma sala de aula poderá haver alunos de diversas localizações geográficas, e cada participante trará para o ambiente virtual suas experiências regionais, tornando a aula ainda mais rica e produtiva. ATENÇÂO: Somente serão gravadas as aulas dos cursos que são ministrados em mais de um dia.

Existe algum contrato de presttação de serviços educacionais à distância fornecido por este Portal de Ensino?
R: Sim, existe. Verifique o contrato aqui.

Este Portal de Ensino está em conformidade com a legislação brasileira que regulamenta o Curso Livre?
R: Sim, está. A legislação brasileira regulamentou a categoria Curso Livre, que atende ao público a partir do nível fundamental, com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho (ex: informática, atendimento, secretariado, webdesign ou na áreas do Direito, Medicina, Engenharias, Psicologia, etc). Já os Cursos Livres de Pós Graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) não têm finalidade profissionalizante, mas apenas para conhecimento, e não tem validade OFICIAL. As Escolas, Faculdades ou Universidades que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Não há um limite determinado para a carga horária, podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração. Livre significa não existe a obrigatoriedade de: carga horária, disciplinas, tempo de duração e, diploma ou certificado anterior. Vale ressaltar, que o Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. Esses cursos tem validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES. Toda Escola ou Faculdade de curso livre é proibida de oferecer cursos de Graduações como OFICIAIS reconhecidos pelo MEC/CAPES e, nem emitir Diplomas como SUPERIOR. Somente diplomas livres, conforme entendimento do STF (RTJ, 89:367), seminários ou escolas religiosas, podem emitir certificados de teologia em nível de bacharel, graduação ou superior para os seus alunos, conforme Parecer CES 241/99, CES aprovado em 15/03/99.

Ao término do curso será emitido algum certificado?
R: O mais importante é que o participante aprenda o que lhe foi colocado como instrução. A "CERTIFICAÇÂO" serve apenas para comprovar se realmente o aluno participou do curso. Os cursos realizados no ambiente de EaD só serão certificados se forem realizados com tutoria e mediante realização de todos os requisitos do curso. Os certificados serão emitidos em formato "PDF" e disponibilizados ao aluno solicitante, através de download ou por email. O próprio aluno se encarregará de emiti-lo, realizando-o como sendo a última "Atividade" do curso, que é a emissão do seu próprio certificado. Nenhum curso disponibilizado sem tutoria será certificado.

De que forma o aluno deverá proceder, caso esqueça de emitir o certificado?
R:  A grande maioria dos cursos ministrados por este Portal de Ensino iniciam e terminam no mesmo dia, portanto, o aluno somente terá acesso ao curso neste único dia. Sugerimos que o aluno emita o seu certificado tão logo finalize a videoconferência. A partir do dia seguinte, este Portal de Ensino poderá emiti-lo e enviá-lo por email, mediante pagamento da "taxa de emissão de certificado", cujo valor é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Como conferir a autenticidade do certificado?
R: Para conferir se o certificado emitido é autêntico, ele pode ser validado junto ao nosso Portal de Ensino, bastando para isso, digitá-lo no campo respectivo localizado na aba "Verificar Certificado" da "Página inicial", e enviar a solicitação clicando no botão "Verificar". Após este procedimento, você será direcionado para uma página onde tomará conhecimento da autenticidade do certificado, podendo ainda, imprimi-la.

Como devo proceder para realizar a inscrição em um curso EaD?
R: Para efetuar a inscrição, você deve, após de efetuar o seu cadastro, acessar o curso desejado na categoria correspondente e efetuar o pagamento.

Quais são as formas de pagamento disponíveis?
R: Para que os alunos tenham segurança em efetuar o pagamento online, utilizamos o PayPal, um serviço exclusivo para pagamentos na Internet a nível mundial, com segurança total nas transações. As formas de pagamento atualmente são:
- Boleto Bancário
- Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)
- Cartões de Crédito: VISA, MasterCard, Maestro, American Express, JCB e Discover.

Desejo conhecer o ambiente de Ensino à Distância - EaD deste Portal, como devo proceder?
R: Acesse a "Aula Experimental", na categoria "AVA", e verifique a data e a hora da próxima "Videoconferência" de demonstração "AO VIVO" do ambiente de aprendizagem. Caso não possa vizualizar a categoria "AVA", entre em contato, a fim de que possa tomar conhecimento do próximo evento.

Última atualização: quarta, 6 Fev 2013, 07:26